Limão clareia a pele?

Você já ouviu dizer que o limão clareia manchas na pele? Se sim, vem comigo! Se não, fica de olho nessas informações.

Antes de responder a essa pergunta, vamos falar um pouco sobre as manchas na pele, conhecidas tecnicamente como hipercromias. Elas são decorrentes da produção aumentada de melanina, dando um aspecto mais escurecido à pele. Podem ser consequência de doenças genéticas ou adquiridas, como por exemplo, o melasma e a melanose solar. Dentro da gama de tratamentos para as manchas, estão os ácidos, usados em consultório ou em casa.

E onde entra o limão nessa história?

O limão é uma fruta ácida, composta por vitamina C, ácido fólico, ácido cítrico, tiamina, além de muitos outros minerais. Com toda essa riqueza elementar, sua função antioxidante é poderosa, combate a formação de radicais livres, e apresenta, ainda, importante papel na formação de colágeno, o queridinho da sustentação da pele.

Então, com ácidos e antioxidantes, posso aplicar o limão diretamente na pele para clarear manchas?

Muita calma nessa hora! Além da rica composição acima citada, o limão contém na sua casca e suco uma substância chamada bergapteno, um fotossensibilizante. Quando exposta ao sol, a pele absorve tal substância com mais intensidade, fazendo com que os melanócitos aumentem a produção de melanina. Isso pode ocorrer mesmo em dias nublados, quando a exposição à radiação ultravioleta pode passar despercebida. Assim, as lesões decorrentes podem ser de graus variados, podendo ser manchas escuras, bolhas e, a depender da profundidade, podem deixar cicatrizes.

 

Assim sendo, com essas possíveis consequências, esse é um risco que compensa? Não! Vale ressaltar também que as medicações produzidas em laboratório são consequência de estudos científicos e passam por fases de testes antes da sua liberação. As concentrações e quantidade dos ácidos são controladas, além do uso de veículos que facilitam a absorção na pele e do acréscimo de substâncias que melhoram não só a cosmética, mas potencializam o efeito dos ácidos e podem trazer outros benefícios como hidratação e redução de rugas finas. Tais medicações ou dermocosméticos estão à venda nas farmácias convencionais ou em farmácias de manipulação, de acordo com a prescrição médica, com opções variadas de preços.

E seu eu tiver contato com limão, o que fazer para prevenir queimaduras?

Se houver contato do limão com a pele durante o preparo de alimentos ou bebidas, é importante lavar bem as mãos com água e sabonete, bem como antebraços, abdome e tórax, principalmente se estiver sem camisa durante o manuseio, porque nessas áreas pode haver um contato casual/acidental, sem que a pessoa perceba. Esse cuidado vale também para outras frutas cítricas.

Portanto, FUJA dessa prática de passar o limão diretamente na pele, pois, mesmo com a lavagem, podem ficar resquícios no local e em áreas próximas, gerando consequências indesejadas e, por vezes, de difícil tratamento. Deixa o velho e bom limãozinho para consumo via oral. Se alguma manchinha te incomoda, consulte um médico da sua confiança para prescrever o melhor tratamento para ela, de forma individualizada. Assim, seus resultados serão mais seguros e satisfatórios.